07 set, 2019

Cronograma Capilar: é para todos os tipos de cabelos!

Há quem diga que o cronograma capilar só serve para quem tem o cabelo cacheado ou crespo, mas venho te dar algumas informações e mostrar que isso não é verdade!

Bem o cronograma capilar nada mais é do que uma rotina de cuidados com os seus fios, sejam eles lisos, ondulados, cacheados e crespos. Cuidados esses que você precisa ter para ter um bom crescimento, deixar eles mais brilhosos, com menos frizz e com mais movimento.

Ele é composto por três fases super simples, elas são: hidratação, nutrição e reconstrução. Porem cada etapa oferece uma solução para os cabelos danificados pela poluição, incidência de raios solares, cloro da água, uso excessivo de calor, procedimentos químicos e outras coisas mais.

O que é hidratação capilar?

Sempre que pensamos em cuidar do nosso cabelo, a primeira opção que vem é a: HIDRATAÇÃO, mas também não é para menos.

A hidratação é responsável por devolver os nutrientes que perdemos todos os dias com as agressões esternas que o nosso cabelo sofre, como ventos, poluição e outras coisas mais.

Mas é sempre bom deixarmos os cabelos hidratados, pois assim eles viverão longe do ressecamento, um dos maiores problemas que nós, mulheres temos, pois é justamente ele que deixa o cabelo ficar parecendo uma palha ambulante rs.

O que podemos utilizar para manter os cabelos hidratados?

  • D-Pantenol: Proporciona hidratação de longa duração, maciez e brilho;
  • Manteiga de Oliva: Hidrata profundamente os cabelos a longo prazo;
  • Óleo de Coco Extra Virgem: Rico em Vitaminas E e Ácido Graxos;
  • Babosa: Hidrata, regenera e auxilia no combate à queda dos fios. Antioxidante natural;
  • Aminoácidos funcionais: Regeneram a fibra capilar e proporcionam emoliência, maciez e força.

O que é nutrição capilar?

Bem, essa parte do cronograma capilar é uma das mais recomendadas para quem tem o cabelo cacheado e crespo, justamente porque a oleosidade natural do nosso cabelo, não chega até as pontas, então, cacheadas e crespas, tendem a ter o cabelo mais ressecado que o normal.

Mas também isso não significa que quem tem o cabelo ondulado ou liso não tenha que fazer esse processo viu! Até porque é nesse processo que repomos os lipídeos ao nossos fios.

Ta, mas o que é lipídeo?

São gorduras naturais que as nossas glândulas sebáceas produzem e simplesmente tem a função de criar uma camada protetora nos fios, deixando eles mais brilhantes, flexíveis e macios. Fazendo a nutrição capilar, é a melhor forma de manter os fios mais saudáveis, hidratados, protegidos e maravilhosos.

Mas como podemos fazer a nutrição capilar?

Você pode fazer essa parte do cronograma capilar utilizando mascaras de nutrição, umectação de óleo vegetal e umectação noturna.

Mas você pode fazer essa mascara utilizando apenas o azeite extra virgem, coisa que temos em casa, então se torna muito mais barato e também ajuda muito viu!

As mascaras de nutrição você pode encontrar em perfumarias ou simplesmente fazer a sua. Mas como assim? Eu, quando não tinha muita grana para ficar fazendo compras para o meu cabelo, pegava um creme de tratamento, a famosa mascara de hidratação e misturava alguns óleos que tinha em casa, procurava sempre os vegetais.

receita de nutrição capilar

Já a umectação noturna e de óleo vegetal você vai aplicar direto no seu fio, eu particularmente não gosto muito, mas é bom demais viu! E você pode utilizar também o azeite extra virgem, ele vale muito a pena.

O que é reconstrução capilar?

Quando você sentir que os seus cabelos estão mais finos, quebradiços, é principalmente por ações químicas que você tem feito e o melhor caminho para que o seu cabelo melhore é a reconstrução da fibra capilar, essa é uma das etapas mais importantes para quem tem o costume de fazer processos químicos no cabelo.

A reconstrução é a parte mais importante do cronograma capilar, mas ela só deve ser feita quando os seus fios estiverem realmente necessitando de uma massa a mais, fora isso você irá prejudica-los.

Mas como vou saber que o meu cabelo precisa de reconstrução capilar?

Quando eles estiverem danificados e elásticos, é nessa hora que você irá aplicar a reconstrução. Normalmente isso é feito a cada 15 dias, mas se você tem uma listinha a se seguir, melhor ainda.

A reconstrução capilar age na reposição da proteína aos fios e para isso ela utiliza a queratina, que nosso corpo produz naturalmente. Mas se liga nessa receita abaixo que vai ajudar muito a fazer essa reposição de maneira mais rápida.

receita de reconstrução capilar

Porem temos alguns principais ativos da reconstrução capilar, que não é somente a queratina, como muita gente pensa.

  • Colágeno: Retém a água e uniformiza as cutículas, além de hidratar, manter a forma dos cachos e prevenir a quebra;
  • Creatina: Repara os danos e compõem a cadeia de queratina dos fios;
  • Arginina: Reconstrói os fios de fora para dentro;
  • Cisteína: Age na reconstrução e fortalecimento dos fios, alinhando uniformemente as cutículas.

Nossa quanta informação né?! Mas vou deixar uma coisa bem certa aqui para vocês, não tem como eu ficar passando uma formula para o cronograma capilar, porque cada cabelo é de um jeito, mas eu deixo aqui um aplicativo recomendado que é o Meu Cronograma Capilar, ai lá você faz um teste para saber o que o seu cabelo realmente precisa.

Espero que vocês tenham gostado dessa explicação toda e que tenha sido muito útil para vocês e que tenham ajudado vocês a entender um pouco melhor o que é o cronograma capilar. Me conte aqui, você já faz cronograma capilar ou não? Um beijo e até a próxima.

Tags:

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário